Smart Temperos

Glossário

Originária da Ásia, a cebola é um dos ingredientes mais importantes na culinária mundial ao lado do tomate e da batata. A cebola é utilizada como acompanhamento de alguns pratos, e pode ser usada no preparo de carnes, aves, peixes, caldos, massas, saladas, e em qualquer receita salgada.

O coentro é originário do sul da Europa e do Oriente Médio, e suas folhas são muito populares na culinária do Nordeste do Brasil. Já seus grãos são as sementes secas da planta , que combinam perfeitamente com assados, grelhados, molhos e sopas.

Com sabor levemente picante, o cominho é muito usado na culinária indiana, portuguesa, espanhola e brasileira. Encontrado em pó ou em grãos, ele pode sem empregado em diversas receitas como carnes vermelhas e verduras ensopadas, feijão, lentilhas, queijos, frango, carneiro.

Aromático e de sabor marcantes, o cravo pode ser encontrado inteiro ou em pó. Ele é bastante utilizado em doces e sobremesas, mas também destaca o sabor de pratos salgados, como tender, verduras, marinados, ensopados, molhos e sopas.

Mais conhecida como açafrão-da-terra, é uma raíz da família do gengibre. Por ter um custo mais baixo, é usado também no lugar do açafrão verdadeiro,pela cor, no entanto, o aroma e o sabor são bem diferentes do açafrão. Combina com arroz, ovos, peixe, aves, pães, aperitivos, e é essencial na composição do curry.