Smart Temperos

Glossário

Nativa da América Central, a páprica é um pó avermelhado obtido da maceração de um pimentão doce e seco. Nesse pó podem ser misturados outros tipos de pimentão ou pimenta, que originam a páprica picante. Ideal para peixes, carnes, legumes, sopas, aves.

A pimenta branca é a pimenta do reino em sua versão seca e sem casca. De sabor mais suave, normalmente é utilizada em preparações de cores claras, para que fique invisível mas se destaque no sabor.

O fruto da pimenta caiena normalmente é utilizado seco e moído. É usado na culinária de diversos países, como Índia, Estados Unidos e México. Possui uma alta picância, sabor marcante, e combina com diferentes tipos de pratos.

Um coringa na cozinha, a pimenta calabresa pode ser utilizada desde os pratos mais simples até os mais elaborados. Bastante utilizada na preparação de pratos mexicanos, ela é feita da pimenta vermelha seca e picada.

Semente nativa das Américas e do Oriente, ela pode ser encontrada em pó ou grãos. É levemente picante e ligeiramente adocicada. De coloração marrom, possui sabor e perfume que lembram a noz-moscada, o cravo e a canela.

A especiaria mais popular do mundo, a pimenta do reino preta possui um sabor forte e levemente picante, além de um aroma intenso e marcante, ela é extremamente versátil. Vai bem com saladas, marinados, molhos, peixes e carnes.

A pimenta verde tem uma ardência menos acentuada, porque ela é uma pimenta do reino colhida em seu estagio inicial de desenvolvimento, quando ainda está verde. Possui um aroma mais forte, e por isso deve ser colocada apenas ao final do cozimento. É uma ótima opção para combinar com frutas ácidas, molhos para carne, frango ou frutos do mar.

Também conhecida como pimenta dedo de moça, ela possui um sabor intenso e picante. É muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos: frutos do mar, carnes bovinas e aves.

De origem da América Central, os pimentões são tradicionais da gastronomia do México, mas combinam com a culinária de qualquer país. Eles podem ser colhidos ainda verdes, ou em maior grau de maturidade, é esse fator que justifica a variação de cores. O pimentão adiciona um sabor especial a saladas e pratos, mas como vegetal, sua contribuição não se limita a seu sabor, mas também inova nas receitas saudáveis.